Acordes de guitarra
Saiba o que são acordes de guitarra e veja quais são os principais tipos de tríades que você pode executar com a sua guitarra.
Se você está começando a aprender a tocar guitarra talvez ainda não saiba o que é um acorde e como executá-lo. Algumas pessoas costumam confundir acordes com notas musicais, mas são coisas diferentes. Um acorde é o conjunto de três ou mais notas. Você pode tocar apenas uma nota na guitarra, ou pode tocar um acorde, que irá produzir um som mais encorpado. Inicialmente parece difícil de entender todas as nomenclaturas da teoria musical. Mas estudando alguns minutos por dia é possível entender perfeitamente os conceitos mais importantes.
A formação dos acordes
Basicamente, os acordes são uma combinação de notas tocadas simultaneamente na guitarra. Mas não são notas tocadas aleatoriamente. Um acorde precisa ser bem planejado para soar harmonioso. Há uma ordem lógica nas notas que formam os acordes para que seja possível produzir boa melodia.
A Tríade é a formação mais básica de um acorde. Se trata da combinação de três notas musicais diferentes, sobrepostas a intervalos de terças. Como resultado, produzimos um som chamado de Tônica, terça e quinta.
Tônica, Terça e Quinta
Chamamos de tônica a nota mais forte de um acorde. Ela é também a nota que denomina o acorde. Por exemplo, um acorde Dó (acorde C) mesmo sendo formado por mais notas tem a nota Dó com o som mais forte. A nota tônica também é chamada de nota Fundamental. Em uma Tríade, temos a tônica e as outras duas notas chamamos de terça e quinta. Elas são notas que vem depois da tônica e o seu som será um pouco mais suave.
Acorde Maior
Um acorde maior é um acorde formado por uma nota tônica (Fundamental), e por uma terça maior e quinta justa as quais se sobrepõe á tônica. É possível fazer a sobreposição de outros intervalos, mas é mais comum que a terça e a quinta sejam fiquem sobrepostas à tônica. Em caso de haver a alteração de alguma nota, o acorde deixa de ser um acorde maior.
Acorde Menor
Já o acorde menor é um acorde que é formado por uma tríade menor. Uma tríade menor acontece quando o acorde é formado por uma terça menor seguido por uma terça maior. A diferença entre um acorde maior e um acorde menor está nos intervalos musicais da sua formação. Um acorde maior possui a terça maior, já um acorde menor possui uma terça menor.
Acordes Diminutos
Os acordes diminutos são considerados acordes mais profissionais pois a melodia que produzem enriquecem a formação harmoniosa de uma música. Ele é formado por três notas comuns e uma nota diminuta. No acorde diminuto há dois intervalos de trítono, intervalo que possui três tons inteiros entre as suas notas. Isto caracteriza o acorde diminuto como acorde de função dominante.
Acordes Aumentados
Este tipo de acorde é formado basicamente por um acorde maior com a quinta aumentada, sendo o primeiro intervalo maior e o segundo intervalo também maior, diferente de um acorde maior comum. Os acordes aumentados são constituídos apenas por intervalos maiores. A execução de um acorde desse tipo é diferente pois a nota mais grave é que determina o tom do acorde.
Principais Tríades
Basicamente estes são os principais tipos de tríades e é a partir delas que se originam todos os acordes básicos. Existem uma infinidade de acordes a serem estudados, mas para um aluno iniciante, é fundamental saber bem o conceito dos acordes maiores, menores, diminutos e aumentados. É importante dominar estes conceitos para poder produzir uma melodia harmoniosa na guitarra.
Agora que você já sabe sobre os acordes de guitarra. Veja nosso curso de guitarra
0 Comentários