Como aprender a tocar acordes de guitarra?

Como aprender a tocar acordes de guitarra?

Para aprender a tocar uma guitarra se faz necessário aprender sobre acordes de guitarra.  Os acordes são constituídos pela união de três ou mais notas de musicais.

Você sabia que os acordes fazem parte da harmonia de uma música?

Pois bem, os acordes são um conjunto de notas que ajudam a melhorar a harmonia de uma música, por meio do ajuste de notas que são tocadas de forma conjunta.

Desta forma, é feita uma combinação de notas que precisam seguir um método, para que se tenha de fato harmonia e equilíbrio na música.

Além do mais, com os acordes de guitarra você pode tocar para conduzir uma pessoa que está cantando ou somente tocar uma música com instrumentos.

Deste modo, como se observa, para tocar os acordes de guitarra é indispensável que se tenha um método, pois os acordes não são arranjos incertos e são de extrema importância na harmonia de uma música. 

 

Como é a formação dos acordes?

O acorde é composto por uma formação com blocos de notas, que são simples ou complexas.

Uma formação mais simples e comum é a da tríade, também conhecida como triângulo. Sendo composta por uma nota tônica, com uma a terceira e a uma quinta.

É importante destacar que a nota tônica também pode receber a denominação de nota raiz ou nota fundamental. Vale ressaltar que ela faz referência ao acorde.

Para compreender melhor, é importante ter conhecimento sobre as divisões das notas.

Por exemplo, elas podem ser divididas pelos nomes com sílabas, sendo eles: Do, Re, Mi, Fa, Sol, La, Si.

Ou então podem dividas pela notação anglo-saxônica, que são letras do alfabeto, sendo elas, C, D, E, F, G, A, B, por exemplo.

Mas as notas podem ser invertidas também.

Sendo assim, para a formação dos acordes de guitarra podem ser utilizadas essas notas para agregar harmonia em uma música.

 

Quais são os tipos de acordes?

 

Os acordes apresentam algumas categorias, por exemplo, acordes diminutos, acordes aumentados, acordes menores e acordes maiores, que são considerados um dos acordes mais simples para aprender.

Em relação aos acordes diminutos, a composição fica entre: uma nota fundamental, uma nota terceira menor e uma nota quinta diminuta.

Na composição de acordes aumentados as notas são agrupadas desta forma: uma nota fundamental, uma nota terceira maior, e uma nota quinta ampliada.

Ao passo que a composição dos acordes menores é: uma nota fundamental, uma nota terceira menor e uma nota quinta justa.

Tendo em consideração o acorde maior, a composição é da seguinte maneira: uma nota fundamental, uma nota terceira e uma nota quinta.

Como se pode notar cabe destacar que uma nota terceira e uma nota quinta podem sofrem variações.

 

Dicas para aprender a tocar acordes de guitarra

 

Como existem os acordes mais simples e os acordes mais complexos, para quem está iniciando recomendamos começar com os simples, por exemplo, com a combinação de uma tríade, isto é três acordes.

Mas você também pode tocar com 4 acordes ou 8 acordes, por exemplo. Quanto maior a quantidade de acordes, o grau de dificuldade é elevado.

Além disso, para facilitar o seu aprendizado procure aprender sobre a parte teórica e parte prática dos acordes básicos, faça também muitas vezes as pestanas. Fazer um curso pode te ajudar a aprofundar sobre o tema dos acordes.

E também, quando for tocar os acordes use os dedos junto na guitarra e mantenha sempre a calma. Por último, muito treino e repetição, que são uma das chaves do sucesso para aprender a tocar guitarra.

Você está começando a tocar guitarra, mas tem dificuldades com os acordes? Nós temos um curso ideal para você, confira no site!

Agora, se você já toca guitarra, mas deseja aprofundar as suas técnicas, aprendizados e os acordes de guitarra, nós também temos cursos avançados para atender as suas necessidades.

Clique aqui para conhecer o curso.

 

Tags:

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.