Como aprender a tocar guitarra sozinho

Como aprender a tocar guitarra sozinho

Se quer saber como aprender a tocar guitarra, deve levar em consideração que esse aprendizado abrange diversos aspectos, como saber afinar violão, ler tablaturas e diagramas básicos de acordes, saber improvisar, dentre outras ações.

Assim sendo, você precisará ter dois comportamentos básicos: ser paciente, constante e dedicado.

Ademais, confira algumas dicas de como aprender a tocar guitarra e, quando sentir que pegou o ritmo, aprofunde-se ainda mais no desenvolvimento de seus talentos musicais.

Aprenda a tocar guitarra sozinho

Talvez, o principal ponto que leva muitos a começarem a tocar um instrumento de forma autodidata, é o obstáculo financeiro. Aulas de guitarra geralmente são caras, não estando a matrícula acessível ao bolso de todos.

Se já tem uma guitarra, é aconselhável que compre também um afinador eletrônico e um metrônomo.

Contudo, aprender sozinho tem suas vantagens. Uma delas é que você pode escolher seus horários de treino. Reserve dias e horários específicos para estudar música. Assim, irá manter-se focado e comprometido.

Para tirar um bom som da guitarra, você precisa ter noção elevada de ritmo. Desta forma, treinar em casa é uma vantagem, ainda mais se tiver horários

para ficar só, ouvindo e compreendendo com mais clareza as frases das músicas, bem como o tempo e a batida.

A melhor técnica para dominar um instrumento musical é prestando atenção aos sons que saem dele, principalmente se estiver tendo o auxílio de um metrônomo.

Além disso, terá a liberdade de escolher a música que deseja tocar e ir evoluindo progressivamente.

Procure por bons livros para informar-se bem acerca de como aprender guitarra

Não adianta ter pressa! Se quiser aprender a tocar bem uma guitarra, terá te ter bastante paciência e entender que esse é um compromisso diário e a longo prazo.

Seu arsenal de ritmos e escalas nunca irá esgotar-se.

Outra boa dica é: compre métodos em locais mais baratos. Por exemplo, em sebos ou livrarias específicas. Mas não deixe de ter os seus.

Noções musicais

Escolha uma pedagogia de aprendizagem para tocar sua guitarra e persista nela. Se ficar pulando de técnica em técnica, vai acabar confundindo-se ainda mais e não conseguirá aprender nada de substancial.

Aliás, alguns que ainda estão no início dessa jornada de como aprender a tocar guitarra, preferem ficar um tempo treinando só com o auxílio de tablaturas. Faça isso se achar mais adequado para seu caso.

Não esqueça de aguçar sua noção de ritmo. Isto é muito importante para o seu desenvolvimento no instrumento, portanto, apure os ouvidos para as melodias que a guitarra produz.

A princípio, escolha para tocar músicas fáceis e que você conheça. Se ainda não domina as principais técnicas musicais da guitarra, é aconselhável não se aventurar por músicas de cifras e acordes complexos.

Pratique com dedicação e constância para aprender como tocar guitarra

Atente-se a essas dicas finais para preparar seu treino de como aprender a tocar guitarra:

  • Antes de começar a treinar, esvazie a mente. Á vezes, depois de um dia intenso de trabalho, estamos ansiosos e estressados demais para aprender qualquer coisa. Mas não desista! Tome um bom banho, respire fundo e dê início ao seu treino musical.
  • Crie um cronograma de treinos. Monte seu cronograma baseado totalmente em sua rotina diária. Leve em consideração os horários mais tranquilos do seu dia e reserve ao menos 30 minutos de treino. Como dito anteriormente, isto cria uma forte sensação de compromisso e seriedade.
  • Prepare o local. Não deixe para organizar seu ambiente de estudos na hora do treino. Reserve um canto da sua casa para isso. Lá, deixe ao seu alcance o afinador, palhetas, metrônomo, caderno de exercícios, água e o que mais você precisar.
  • Elimine os focos de distração. Se possível, mantenha longe do local quaisquer eletrônicos como celulares, televisores, computador e, inclusive, peça que as pessoas com quem convive não interrompam o treino. Desta forma, sua concentração subirá, bem como o rendimento será potencializado.

Agora, você já sabe como eaprender a tocar guitarra sozinho. Chegou a hora de colocar em prática e se inscrever no melhor curso de guitarra que existe!

Tags: | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *