Tablatura: o que é e como ler tablatura

Tablatura: o que é e como ler tablatura

A tablatura é, com certeza, a maneira mais prática e rápida de escrever e ler músicas. Através dela, o músico conseguirá aprender uma infinidade de composições musicais.

A saber, a tablatura pode até mesmo dispensar a partitura padrão, que é um pouco mais complicada de compreender, principalmente para iniciantes.

As tablaturas também permitem que consigamos compartilhar em alguns sites específicos, informações sobre como tocar qualquer música.

Se tiver um conhecimento básico sobre tablatura, terá bastante facilidade em tocar todas as músicas que achar na internet.

Aprendendo a ler tablatura

Na tablatura, estará indicado o local certo onde você terá de tocar na guitarra. No caso, apontando as cordas e casas respectivas. Algo que, inclusive, é encontrado de maneira diferente nas partituras.

Então, basicamente, o que estará em evidência na tablatura são as cordas e as casas.

As seis linhas que aparecem ali representam as cordas da guitarra, enquanto as casas são indicadas por números.

Notação de técnicas básicas

No momento em que você estiver procurando a tablatura de uma música a qual gostaria de tocar em sua guitarra, é possível achá-la em um formato específico para editores de tablatura, bem como em formato de texto.

Independente de qual seja o formato escolhido, os dois seguem os mesmos fundamentos. Contudo, o conjunto de símbolos que se referem às técnicas são distintos.

 

As cordas na tablatura

Como dito anteriormente, guitarras possuem 6 linhas.

A linha que fica acima de todas é chamada de 1º linha. Ela representa a 1º corda. Esta é a que emite o som mais agudo, lembre-se disso!

Mas atenção: se, ao invés de tocar numa guitarra, você decidir utilizar um baixo, instrumento com 4 cordas, a tablatura deverá seguir a mesma quantidade de linhas do instrumento tocado.

As casas na tablatura

E, por fim, as casas são representadas por números em uma tablatura.

Por exemplo, se, na tablatura, está indicado o número 4, isso significa que você terá de tocar a corda 4.

 

 

O número 0 é indicado quando a orientação é a de que você toque a corda solta. E assim segue a lógica dos restantes.

Quando aparecerem números sobrepostos um ao outro, isto significa que você deverá tocá-los consecutivamente, ou seja, ao mesmo tempo.

 

Não tem segredo! A tablatura é um dos sistemas mais práticos e fáceis de compreender e tocar uma música na guitarra.

Caso queira dar um complemento ao que as tablaturas já trazem, experimente aprender também a fazer leitura de cifras. Estas são bem melhores quando o assunto é leitura de acordes.

O músico que pretende saber o básico de leitura deve ter conhecimento do combo cifras+tabs.

Por fim…

Sempre pesquise sites confiáveis que disponibilizam tablaturas, pois alguns são desenvolvidos pelos próprios usuários que possuem interesse no assunto. Sendo assim, as tablaturas podem não ser precisas.

 

Contudo, uma tablatura, infelizmente, não aponta exatamente quando o músico deverá tocar determinadas notas.

Ou seja, se sentir dificuldade na hora de tocar uma música com um ritmo bacana, não perca tempo tentando. Escolha a tablatura de outra música ou opte por ler a notação musical padrão, caso tenha facilidade.

Apesar de serem simples, as tablaturas possuem, igualmente, outra limitação. Elas não expõem informações musicais como separação entre

 

 

melodia e acompanhamento, acordes invertidos, controle metódico ou outros informes musicais um pouco mais complexos.

Por fim, se é iniciante, comece lendo tablaturas com composições musicais simples. De preferência músicas que você já conheça. Dessa forma, saberá o ritmo musical sem maiores dificuldades.

Não se assuste quando alguns acordes musicais soarem um pouco estranhos no começo. Basta que você pressione um pouco mais as cordas de forma que fique confortável e fácil para tocar.

Realize uma leitura atenciosa da tablatura que, assim, tão logo conseguirá dominar essa técnica de leitura musical e tocará, com facilidade, a música que desejar!

 

Conheça nosso curso.

Tags: |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.