Teoria musical para iniciantes: comece por aqui

Teoria musical para iniciantes: comece por aqui

Um músico iniciante tem como principais objetivos ser integrante de uma banda, compor um som bacana e tocar músicas com facilidade. Contudo, a parte prática da carreira não é a única que deve ser levada em consideração, e é por isso que falaremos aqui sobre a teoria musical para iniciantes.

 

Para que você consiga tocar muito bem qualquer instrumento, é necessário ter conhecimento teórico básico sobre música. Assim, ficará mais fácil ter uma boa referência musical na hora de praticar.

Quanto mais familiarizado você estiver com o mundo da música, mais rapidamente conseguirá dominar as técnicas necessárias para progredir na carreira. Confira, a seguir, os principais pontos que você deve ter em mente sobre teoria musical para iniciantes.

O que é ritmo e qual sua utilidade?

De todos os elementos que compõem uma música, o ritmo é o mais primitivo. É ele que vai definir a sucessão regular dos tempos fracos e fortes em uma frase musical.

O ritmo é o componente que, conforme for o tempo e a intensidade, indica o valor de cada nota.

 

 

Essa união de silencio e sonoridade é a base da construção de qualquer melodia.

Aliás, é o ritmo aquele elemento que faz com que diferenciemos os estilos musicais. Sabemos imediatamente quando o que estamos escutando é rock, country, pop ou reggae, não é?

Instrumentos como baixo, guitarra e bateria são conhecidos como instrumentos rítmicos. Eles que dão ritmo às músicas.

 

 

O ritmo de uma música é definido pela duração das notas e acordes tocados. Assim sendo, quando falamos em ritmo, a associação deve ser sempre com o tempo, com a duração. É a isto mesmo que o ritmo se refere.

E sobre harmonia musical?

Harmonia, como o próprio nome sugere, é combinação, união.

Por exemplo, quando você toca piano, automaticamente estará realizando uma harmonia com os acordes do instrumento.

Lembrando que acorde é a união de duas ou mais notas musicais tocadas consecutivamente, certo?

 

 

Acordes são parte integrante da harmonia, então, harmonia nada mais é que duas ou mais notas musicais tocadas dentro do mesmo intervalo de tempo.

Quando uma harmonia nos soa delicada, agradável, gostosa de ouvir, é porque uma sequência de acordes que combinam entre si acabou de ser tocada.

Enquanto que o ritmo traz o embalo à música, a harmonia é o componente musical que faz com que a composição geral tenha algum sentido.

Melodia musical: o que é e qual função?

Sabe quando você sai por aí assobiando uma música, cantarolando pelos cantos da casa? Então, isto é efeito da melodia.

A melodia é o componente musical ligado à memorização da música. Ou seja, é o centro da canção, o eixo principal.

Há instrumentos desenvolvidos apenas com a finalidade de focar no elemento melodia. Exemplos destes são a flauta e o saxofone, que são conhecidos como instrumento melódicos.

Voltando à teoria musical para iniciantes, basta que você saiba que a melodia são notas tocadas consecutivamente, que obedecem a uma escala e não saem do tom.

Dicas extras para quem quer potencializar os estudos acerca da teoria musical para iniciantes:

  • Estipule dias e horários para estudar. Crie uma rotina para trabalhar sua veia musical. Lembre-se que a prática, constância e disciplina é que levam ao aperfeiçoamento de qualquer habilidade.
  • Defina o que estudará por semana. Para facilitar seus treinos de música, defina, previamente, o que vai estudar na semana seguinte. Com tudo organizado e bem definido, fica bem mais fácil e rápido de aprender.
  • Trabalhe em cima dos problemas. Detecte quais são suas principais dificuldades e trabalhe em cima delas. Superando-as, você vai encontrando outra forma igualmente eficiente de aperfeiçoar-se.
  • Divida seu treino em fases. Não deixe para estudar tudo ao mesmo tempo, isso mais te confundirá que conseguirá esclarecer. Você pode, por exemplo, estudar teoria musical para iniciantes em uma semana, realizar exercício em outra e, noutro momento, praticar, de fato, tudo o que aprendeu.

 

Agora que você já sabe o que é teoria musical, conheça sobre nosso curso.

Tags: | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.