Realize seu sonho de Tocar Guitarra!

Não perca tempo e faça parte do MB Guitar Academy, uma das maiores comunidades de guitarristas,
que resolveram evoluir de vez na guitarra e se apoiam diariamente no nosso Grupo Exclusivo de Alunos!




Agenda

Biografia

Marcelo Barbosa nasceu em Brasília e começou a tocar guitarra aos doze anos de idade. 

Devido à muita dedicação, obteve resultados precoces. Aos 17, já era músico profissional e lecionava em duas grandes escolas de Brasília. Não demorou muito para que decidisse encarar o desafio de montar a sua própria. Procurando diferenciar-se das demais, seu foco foi montar um instituto especializado em guitarra, coisa inédita na cidade até então. Empreendimento inovador, método idem. Ao invés de copiar outros modelos existentes no mercado, Marcelo escreveu todo o material didático da nova escola, e, além de dar aulas, também coordenava os demais professores.

Estávamos em 1996 e ao longo do tempo a escola passou a atender outros instrumentos além da guitarra.  Atualmente o GTR é uma das referências no ensino de música no país e um dos mais respeitados da América Latina. Neste tempo, atendeu a mais de seis mil alunos e conta com uma média de mil alunos matriculados regularmente em  duas unidades na capital federal. 

Além disso, Marcelo fundou o MB Guitar Academy, curso online de guitarra com alunos de todo o Brasil e também de outros países que conta hoje com mais de três mil alunos matriculados.

Apesar de músico e empresário de sucesso, Marcelo jamais se acomodou, estudando com figuras de peso como Greg Howe (ex-guitarrista do Michael Jackson), Lula Galvão, Hélio Delmiro, Toninho Horta, Guinga, Ian Guest, dentre outros, aprimorando sua técnica e musicalidade. 

Em 2002, foi aos Estados Unidos estudar na prestigiada Berklee College Of Music, a mais conceituada faculdade de música do mundo. Nesta oportunidade, foi um dos doze selecionados, dentre 400 concorrentes de todo o mundo, a receber uma bolsa de estudos para o curso regular da faculdade. Aprofundou ainda mais seus conhecimentos em guitarra jazz e harmonia, voltando ao Brasil para retomar definitivamente os trabalhos com a banda Khallice, fundada por ele em 1994, com quem lançou internacionalmente dois albuns aclamados pelo público e pela midia especializada: The Journey e Inside Your Head.

Em 2007 Marcelo foi convidado a integrar a banda paulista Almah, ao lado de Edu Falaschi e Felipe Andreoli, à época respectivamente vocalista e baixista da conceituada banda de heavy metal Angra, completando a turnê deste ano e gravando em 2008 o álbum Fragile Equality, eleito pela mídia especializada o melhor álbum e metal naquele ano. O álbum foi lançado simultaneamente no Brasil, Europa, Japão e Américas e teve extensa turnê de divulgação. Na sequência, o músico gravou todos os lançamentos seguintes da banda: Motion (2011), Unfold (2013) e EVO (2015) todos com extensas turnês nacionais e internacionais culminando em uma apresentação no Rock in Rio de 2013, no palco sunset.

Na mesma época, Marcelo foi convidado a participar do projeto Brasil Guitarras, que roda as capitais brasileiras com dez dois maiores nomes da guitarra nacional, como Pepeu Gomes, Armandinho, Kiko Loureiro, Andreas Kisser dentre outros

Em 2015, Marcelo Barbosa foi convidado a integrar a lendária banda de metal Angra. Marcelo assumiu as guitarras substituindo Kiko Loureiro que entrou para o Megadeth. A troca de músicos ocorreu em pleno Rock in Rio 2015 e deste então Marcelo já rodou o Brasil e o mundo algumas vezes com a banda.

Em 2018, o Angra lançou o álbum OMNI, primeiro registro fonográfico da banda com Marcelo nas guitarras. O álbum foi premiadíssimo e é tido por muitos como um dos principais trabalhos da banda.

O músico encontra-se neste momento divulgando o seu CD instrumental solo que já tem quatro singles lançados com clipes no Youtube.

De carreira e projeção notáveis, Marcelo Barbosa atualmente é endorser Ibanez Guitars, das cordas Elixir, dos cabos Santo Angelo e dos pedais Dunlop e GruvGear todas marcas referências de qualidade. Sempre com muito trabalho a realizar, e firme em seus objetivos, além de administrar as duas unidades do GTR e seguir fazendo shows e workshops pelo país.

Como lida com tantas atividades? “O prazer e dedicação de se fazer o que ama supera todos os empecilhos, e é este o combustível que sempre me impulsiona”, diz ele.

Discografia

01. Light of Transcedence
02. Travelers of Time
03. Black Widow´s Web
04. Insani
05. The Bottom of My Sou
06. War Horms
07. Caveman
08. Magic Mirror
09. Always More
10. OMNI – Silence Inside
11. OMNI – Infinite Nothing

O ano de 2018 marcou o início de mais uma era na história do Angra. Aos 26 anos de idade, a banda mostra vontade e força nunca antes vistas. Nem mesmo a trajetória muitas vezes incerta foi capaz de tirar o foco, determinação e inspiração do quinteto liderado – e fundado – por Rafael Bittencourt. ØMNI é o 9º disco de estúdio do Angra, resultado de meses de dedicação intensa, suor e sangue.

Vídeo

Contato

Para aulas, workshops, show ou palestras entrar em contato pelo formulário abaixo ou pelos contatos ao lado


TOP

MARCELO BARBOSA is proudly endorsed by:

MARCELO BARBOSA is proudly endorsed by: