Como afinar sua guitarra de maneira correta
Postado em 01 de September de 2020 @ 2:43 pm |


Tocar um instrumento musical é algo realmente prazeroso, pois a música é uma arte, uma forma de expressão. Sendo assim, para quem gosta do som da guitarra é indispensável aprender a executar de forma perfeita a afinação da guitarra.

Inicialmente, a música é onde podemos colocar os nossos mais profundos sentimentos. Quando estamos tristes, uma canção nostálgica sai de nossos dedos, expressando nossa tristeza e melancolia.

Entretanto, para que o som seja agradável e os acordes atinjam o seu objetivo sonoro, é necessário realizar a afinação da guitarra. Afinal de contas, um instrumento desafinado irá produzir ruídos discrepantes.

Por que é importante realizar a afinação da guitarra?

 

Primeiramente, quando estamos começando a tocar guitarra, aprendemos a tocar os acordes. Bem como, esses acordes são uma composição de três ou quatro notas, dependendo da sua complexidade.

Desse modo, cada acorde é composto pela primeira, terceira e quinta nota de sua escala. Então, podemos visualizar nesse caso, a escala de Dó: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si.

Dessa forma, o acorde Dó é composto pelas notas, Dó, Mi, Sol que são a primeira, terceira e quinta de sua escala, respectivamente. Agora imagine que alguma corda não tenha participado da afinação da guitarra, e a nota

 

Como afinar a guitarra?

 

É possível que, com treino, o ouvido vai se ajustando, e vamos conseguindo atingir a afinação perfeita. Mas, apesar de essa ser a melhor forma de afinação, com a chegada da tecnologia passaram a existir outras maneiras de obter a afinação da guitarra.

Antes de entrarmos nas dicas, é importante primeiramente saber quais são os sons que cada uma das seis cordas deve emitir. Para isso, é necessário que estas permaneçam perfeitamente afinadas.

Deve-se partir das notas mais graves, que são as cordas de cima, até as mais agudas, que são as cordas de baixo. Dessa forma, você deverá encontrar as seguintes notas: MI-LÁ-RÉ-SOL-SI-MI, traduzindo para as cifras, E-A-D-G-B-E.

Dicas para realizar a afinação da guitarra com perfeição:

 

A primeira dica que vale mencionar, é conseguir a afinação da guitarra utilizando o diapasão. Dessa forma, quando você bate o diapasão sobre uma superfície qualquer e o deixa vibrar na vertical, o som que será produzido será um Lá.

Para entender isso pense que a primeira corda é o Mi, logo a nota Lá da primeira corda está na quinta casa. Por sua vez, a segunda corda é um Lá, dessa forma poderá ser tocada solta, e assim por diante.

Outra dica legal é para o processo de afinação da guitarra, é usar as técnicas das cordas adjacentes. Esse é um método utilizado para quem deseja treinar o ouvido e conseguir afinar a guitarra de forma manual.

Primeiramente, é preciso um ponto de referência, que pode ser usado com o auxílio do diapasão. Esse ponto deve ser a corda Mi, tocada na quinta casa, que representaria o som de Lá, idêntico ao som do diapasão.

E agora que você já sabe como são utilizados os métodos tradicionais, vamos falar sobre o afinador eletrônico.  Para efetuar o uso, basta fazer o download do app no celular e abri-lo para realizar a afinação.

As cordas deverão ser tocadas individualmente, sendo que você tocará a corda Mi mais grave, e o afinador irá apontar para a letra E. A mesma coisa deve ser feita com as demais, sendo a segunda indicada pela letra A, a terceira D, a quarta G, a quinta B e a sexta E.

Agora, você já sabe como executar corretamente a afinação da guitarra. Portanto, chegou a hora de colocar em prática e se inscrever no melhor curso de guitarra que existe!


TOP

MARCELO BARBOSA is proudly endorsed by:

MARCELO BARBOSA is proudly endorsed by: