Guitarra para Iniciantes: 8 Passos que você precisa saber antes de começar a tocar

Guitarra para Iniciantes: 8 Passos que você precisa saber antes de começar a tocar

Muita gente sonha em tocar guitarra. Se esse for o seu caso, este artigo vai te dar um empurrãozinho. O que você precisa saber? Por onde começar? Temos algumas dicas importantes para quem quer dar os primeiros passos…

A guitarra não é um cavalo que você precisa domesticar

Não tente “dominar” a guitarra, ela não é sua inimiga. A relação de um músico com seu instrumento é de camaradagem, é uma interação, guitarra e guitarrista trabalham juntos, em diálogo. Sua guitarra é sua amiga.

Aprenda a tocar uma música completa, não abandone pela metade 

É bem comum, entre os iniciantes, abandonar a música quando surgem as primeiras dificuldades. Nesse caso, alguns passam a vida pulando de uma música à outra e acabam sem um repertório. Acredite, quanto maior o trabalho para aprender uma canção, melhor é a sensação de tocá-la. Seja teimoso, insista.

Aprenda as escalas

Muitos iniciantes questionam a importância de aprender as escalas. As escalas são como as regras gramaticais da música, é só a partir delas que sabemos quais notas podem ou não entrar nesta ou naquela harmonia, nesta ou naquela melodia.

Comece pelos acordes

Ao ouvir um Santana ou um Pepeu Gomes, desperta na gente uma baita vontade de sair por aí fazendo solos espetaculares. Calma! Um dia você chega lá. O mais importante é começar montando os acordes, assim você tem uma base para cantar suas canções favoritas e até mesmo compor. Além disso, existe uma infinidade de páginas na web com cifras disponíveis para quem sabe ler os acordes.

Uma dica importante aqui é não montar os acordes dedo a dedo. Um acorde em uma música é como uma palavra em uma frase, se você falar letra por letra a comunicação não acontece.

Faça exercícios para os dedos 

Às vezes os exercícios podem ser chatos e repetitivos, mas gastar um tempinho com eles vale a pena. 15 minutos diários de exercícios para os dedos dão a versatilidade e a velocidade que nós guitarristas precisamos. 

Estude teoria musical

Quando falamos em música, a teoria pode não ser a parte mais empolgante, mas, sem dúvidas, é a mais importante. Só com muita teoria na cabeça é que podemos improvisar, compor e tirar canções de ouvido. 

É claro que o conhecimento teórico só funciona quando combinado com uma boa dose de criatividade.

Tenha seu próprio instrumento

Ter uma guitarra que você pode chamar de sua é importante para que o instrumento esteja sempre à disposição para você praticar e se divertir. Além disso, algumas guitarras são mais pesadas, outras mais leves, algumas têm o braço mais fino, outras têm o braço mais grosso, sem falar nos timbres, que são totalmente diferentes. Tente sempre tocar no instrumento mais adequado para você. 

Pedir emprestado a um amigo também é uma ótima opção quando a grana está curta.

Ouça bons guitarristas

Joe Pass, David Gilmour, Buddy Guy, Andreas Kisser, Robertinho do Recife… Tem para todos os gostos! Além de nos inspirar, eles nos ensinam, nos influenciam e nos impulsionam a praticar. Não é porque existe um Pelé, que não vamos jogar futebol. Se você se impressionou, por exemplo, com o Hendrix fazendo o solo de Little Wing, tente descobrir qual escala foi usada, quais técnicas foram exploradas. 

 

eBook Guitarra Para Iniciantes

Que tal baixar o ebook GRATIS de Como Estudar Guitarra?

Confira o video abaixo e baixe agora seu livro digital.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR SEU EBOOK

 

Esperamos que esse texto tenha sido útil para começar seu caminho para os palcos! Vale sempre lembrar que quem está começando, nunca começa “do nada” ou “do zero”, mas sempre aberto ao todo, livre dos vícios, manias e preconceitos que acometem somente os sabichões. Vamos tocar guitarra galera! É divertido!

 

Agora que voce ja sabe mais sobre como tocar guitarra mesmo sendo iniciante, Confira nosso curso de guitarra.

Tags: | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.