Sonoridades dos modos gregos e suas aplicações

Sonoridades dos modos gregos e suas aplicações

A maioria das técnicas musicais que conhecemos hoje tem muita influência da Grécia antiga, por isso, muitas dessas teorias recebem nomes que originaram dessa região, assim como os modos gregos.

 

São 7 os modos, e cada um deles recebe o nome de uma antiga cidade grega, esses modos são formas diferentes de organizar a escala de um tom, por exemplo, dentro do tom de Dó, temos 7 formas de organizar as escalas, uma para cada modo, gerando escalas diferentes e cada escala gera um campo harmônico diferente. 

 

Entender o que são os modos gregos, suas sonoridades e aplicações vai te levar para um nível mais alto, já que todos os músicos profissionais entendem e dominam esse conceito. 

 

Se você quer aprender definitivamente sobre os modos e suas sensações leia esse artigo até o final. 

O que são os modos gregos?

modos gregos

 

Se você chegou até aqui é porque está em busca de subir mais um estágio na sua evolução como guitarrista, e nesse momento você já entende sobre escalas, campo harmônico e acordes e dentro desses estudos você se deparou com esse tal modos gregos, mas você sabe o que são? vamos lá, deixa eu te explicar.

 

Dentro de uma escala sabemos que podemos encontrar 7 notas musicais, e cada uma dessas notas também podemos chamar de graus, e sobre cada um desses graus construímos um modo. Então, em cada grau, temos os seguintes modos:

 

I – Jônico;

II – Dórico;

III – Frígio;

IV – Lídio;

V – Mixolídio;

VI – Eólio;

VII – Lócrio.

 

Os modos gregos são 7 modelos diferentes para a escala maior, é a mesma escala, mas iniciada de um grau diferente, sendo assim, a escala de Dó Natural, chamada também de Jônico, tem como segunda nota na escala o Ré, se tocarmos a mesma escala, começando pela nota Ré, teremos a escala de Ré Dórico, se começarmos pelo Mí, terceiro grau de Dó maior, teremos o modo Mi Frígio, e assim por diante. 

 

Como são construídos os modos?

Entendendo essa lógica de construção você estará apto para montar as escalas dos modos em qualquer tom, Vamos tomar a escala modelo – Dó Maior (Dó, Ré, Mí, Fá, Sol, Lá, Sí), nessa escala maior temos a seguinte estrutura de intervalos (Distância entre as notas), [Tom – Tom – sT – Tom – Tom – Tom – sT], agora veja como fica cada modo e sua relação de intervalos na tabela:

 

Modo

Escala

Estrutura intervalar

Jônico

Dó – Ré – Mí – Fá – Sol – Lá – Sí

T – T – sT – T – T – T – sT

Dórico

Ré – Mí – Fá – Sol – Lá – Sí – Dó

T – sT – T – T – T – st – T

Frígio

Mí – Fá – Sol – Lá – Sí – Dó – Ré

sT – T – T – T – sT – T – T

Lídio

Fá – Sol – Lá – Sí – Dó – Ré – Mí

T – T – T – sT – T – T – sT

Mixolídio

Sol – Lá – Sí – Dó – Ré – Mí – Fá

T – T – sT – T – T – sT – T

Eólio

Lá – Sí – Dó – Ré – Mí – Fá – Sol

T – sT – T – T – sT – T – T

Lócrio

Sí – Dó – Ré – Mí – Fá – Sol – Lá

sT – T – T – sT – T – T – T

 

Dessa forma temos a estrutura de cada modo, Dó Jônico, Ré Dórico, Mi Frígio, Fá Lídio, Sol Mixolídio, Lá Eólio e Si Lócrio.

 

eBook GRATIS MODOS GREGOS

Que tal baixar o ebook GRATIS sobre o modos gregos?

Confira o video abaixo e baixe agora seu livro digital.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR SEU EBOOK

Como aplicar os modos gregos?

 

Os modos só fazem algum sentido quando você o constrói em cima de um mesmo tom, vejamos o exemplo na tabela:

 

Modo

Escala

Estrutura intervalar

Dó Jônico

C – D – E – F – G – A – B – C

T – T – sT – T – T – T – sT

Dó dórico

C – D – Eb – F – G – A – Bb – C

T – sT – T – T – T – st – T

Dó Frígio

C – Db – Eb – F – G – Ab – Bb – C

sT – T – T – T – sT – T – T

Dó Lídio

C – D – E – F# – G – A – B – C

T – T – T – sT – T – T – sT

Dó Mixolídio

C – D – E – F – G – A – Bb – C

T – T – sT – T – T – sT – T

Dó Eólio

C – D – Eb – F – G – Ab – Bb – C

T – sT – T – T – sT – T – T

Dó Lócrio

C – Db – Eb – F – Gb – Ab – Bb – C

sT – T – T – sT – T – T – T

 

Essa é a linha de raciocínio correta sobre os modos, pensá-los dentro de uma mesma tonalidade, para você conseguir perceber as sensações que cada modo grego provoca.

 

Sonoridade dos modos gregos

 

Cada modo vai provocar uma sensação sonora, seja ele utilizado como escala ou como sequência de acordes,  e é com base nessa sensação que os músicos compõem, tiram músicas de ouvido ou improvisam, eles pensam na sensação que cada som vai provocar naquela música que estão estudando ou tocando.

 

Para você começar a se familiarizar, vou disponibilizar uma tabela aqui com uma descrição breve da sensação e sonoridade dos modos gregos.

 

Modo

Sensação

Jônico

Feliz, enérgico, alegre, popular, infantil

Dórico

Latino, Swing, Festivo, Dançante

Frígio

Enigmático, espanhol, intensivo, flamenco

Lídio

Imponente, inesperado, característico de guitarra, 

Mixolídio

Regional, Baião, Blues, Country

Eólio

Triste, introspectivo, reflexivo, esperança

Lócrio

Obscuro, tenso instável, conflito

 

Como se aprofundar?

 

Bom, chegamos ao fim deste artigo e você pode compreender muita coisa sobre os modos gregos, sua construção e a sonoridade característica de cada modo, para um domínio total é preciso aprofundar mais, conhecer outras formas de pensar os modos e também conhecer maneiras de aplicar as idéias de cada modo no violão ou guitarra.

 

Para isso, vou te deixar um convite para conhecer nosso Curso de Guitarra Online, e subir o seu nível como músico, se aprofundando em modos gregos e outros assuntos. 

Clique aqui para saber mais.

Entender e aprender os modos gregos é uma das maneiras de avançar no seu aprendizado  e ampliar suas habilidades no domínio do instrumento. Mas se você deseja aprender tudo sobre esses modos e não apenas a sonoridade, a melhor maneira de aprender é através do MB Guitar Academy. Este curso vai te ajudar a dominar todas as aplicações dos modos Gregos e aprender a usar esse conhecimento para melhorar sua performance musical.

 

Além disso, dentro do curso você vai aprender como usar todo conhecimento para improvisar e tocar músicas que escapam do campo harmônico. Esse conhecimento abre um leque de oportunidades para você e te ajuda a se tornar um Guitarrista mais versátil e completo. Mas para aprender tudo a respeito da aplicação e da sonoridade dos modos Gregos o melhor curso para você é o MB Guitar Academy.

 

Se você realmente deseja se aprofundar e quer sair do básico e passar para o profissional, procure o melhor curso de Guitarra online, e aprenda tudo sobre cada um dos sete modos e suas aplicações.

Tags:

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *