Como Tocar Guitarra: Passo a Passo para Iniciantes
Postado em 21 de August de 2020 @ 6:15 pm |


Aprender a tocar guitarra não é difícil, com a orientação correta e prática você pode se tornar um guitarrista profissional. Nesse artigo você irá encontrar um passo a passo para iniciantes sobre como tocar guitarra.

Saber o motivo para aprender a tocar é um bom começo, pois tocar apenas por tocar pode fazer com que você desanime facilmente.

Mas não pense que esse motivo deve ser algo complexo como, por exemplo, construir uma carreira no mundo da música. Você pode simplesmente querer saber como tocar guitarra porque deseja ter um novo hobby.

Passo a passo para saber como tocar guitarra

1.    Regular a Guitarra

Primeiramente deve regular a sua guitarra, se não souber como fazer peça ajuda para o vendedor da loja ou assista a um vídeo na internet.

A afinação de todas as notas é fundamental para transmitir uma boa entonação. Esse passo é de extrema importância para saber como tocar guitarra.

Vale ressaltar que ter a guitarra bem regulada irá evitar que você se machuque com as notas altas demais.

2.    Aprenda a ler cifras

As notas musicais são representadas por letras, confira:

(Lá/A, Si/B, Dó/C, Ré/D, Mi/E, Fá/F e Sol/G).

Quando o acorde é menor a letra é seguida pela letra “m”, por exemplo, Cm = Dó menor. Já para Dó maior você irá notar a letra C apenas.

Para representar os intervalos são utilizados números ao lado das letras como, por exemplo, Cm6, ou seja, Dó menor com sexta.

Você também irá notar alguns símbolos nas cifras.

 

Na internet você encontra muitas cifras, mas deve tomar cuidado porque algumas podem estar sem correção. Então, para não dificultar o seu aprendizado observe se o site é confiável.

3.    Forme acordes

A formação de acordes é a união das notas. E são com os acordes que você irá tocar músicas e também fazer os acompanhamentos.

Existem diversos tipos de acordes, mas os principais são:

  • Acordes maiores (C, D, E, F, G);
  • Acordes menores (Cm, Dm, E, Fm, entre outros);
  • Os acordes com sétima (C7, D7, E7);
  • Assim como os acordes com sétima maior (C7+ que também pode ser representado por C7maj, e outros);
  • Acordes diminutivos (C°, G°).

Para formar um acorde maior é preciso seguir um padrão. Desse modo, usar um intervalo de 2 tons, somado com um intervalo de um tom e meio, ou seja, o semitom.

4.    Evite certas perguntas

Esse passo irá determinar o sucesso do seu aprendizado. É imprescindível evitar essas perguntas para saber como tocar guitarra, por mais que passem pela cabeça de diversas pessoas. São elas:

 

  • Vou demorar em aprender a tocar?
  • Só quem tem talento aprende a tocar?
  • Tenho idade para aprender a tocar?
  • Quantas horas por dia é necessário para aprender a tocar?
  • Quanto custa aprender a tocar?
  • Vou ter que comprar vários equipamentos?

Essas são apenas algumas perguntas que você deve evitar. Pois, é preciso motivação para aprender com facilidade.

5.    Busque orientação para saber como tocar guitarra

A orientação é a melhor forma de aprender sem que reste nenhuma dúvida. Além disso, com orientação correta você irá desenvolver as suas habilidades e obter todos os benefícios de tocar guitarra.

O guitarrista Marcelo Barbosa oferece diversos cursos online no MB Guitar Academy, um deles é o COMO ESTUDAR. Com mais de 20 anos de experiência o guitarrista aborda tudo sobre guitarra de forma didática e com aplicação prática.

Clique aqui e confira todo o conteúdo que o guitarrista das bandas Angra, Almah e Zero 10 produziu exclusivamente para guitarristas.

 

Conheça o curso clicando aqui.


TOP

MARCELO BARBOSA is proudly endorsed by:

MARCELO BARBOSA is proudly endorsed by: