Como fazer um solo de guitarra?
Postado em 11 de June de 2020 @ 6:46 pm |


Tocar um instrumento é uma atividade que nos deixa mais leves, descontraídos e conseguimos mostrar para nós mesmos que temos capacidade para fazer tudo que sentimos vontade. Por isso, uma das melhores sensações é descobrir como fazer um solo de guitarra.

Quando ainda estamos engatinhando no mundo da música, o solo parece algo muito difícil. Mas, desenvolvemos esse texto com um passo a passo simples para você aprender como fazer um solo de guitarra bem rápido. 

Para isso, basta que você tenha consciência do seu nível musical e conte com a ajuda da tablatura do solo. 

Pronto para aprender? Então, vamos lá!

Passo a passo de como fazer um solo de guitarra

Primeiro passo: conheça muito bem o solo 

A primeira etapa é bem simples e prazerosa. Escute a música até você decorar o solo de cabo a rabo. Sabe quando uma música entra na cabeça e ficamos cantarolando ela o dia inteiro? Este deve ser você com o seu solo. 

Assim, você terá mais conhecimento da parte rítmica da música, o que vai te ajudar muito nas próximas etapas.

Segundo passo: procure a tablatura do solo 

Graças a internet, você não precisa se preocupar muito em conseguir a tablatura do solo. Existem diversos sites nacionais e internacionais especializados nisso. 

Então, para achar a sua tablatura, é só procurar pelo termo e o nome da música no Google. No caso das músicas internacionais pesquise pelo nome da música seguido pelo termo “guitar tabs”.

Os sites de tablatura funcionam de forma colaborativa, ou seja, os próprios usuários podem fazer o upload de suas tablaturas na plataforma. Isso significa que você precisa tomar alguns cuidados, pois nem tudo que você encontra na internet está correto. 

Para não cair nessa armadilha e acabar aprendendo o solo de forma errada, procure por músicas mais conhecidas. Assim, você terá mais chances de encontrar uma boa tablatura. 

Além disso, alguns sites permitem que os usuários deem estrelas para as tablaturas. Prefira aquelas que tenham mais estrelas do que as que têm poucas ou nenhuma avaliação. 

Terceiro passo: separe o solo em partes e comece a decorar

Aqui, já conseguimos ver o passo a passo de como fazer um solo de guitarra criando forma!

Para separar seu solo em partes, você pode escolher fazer essa divisão com base nas partes que possuem notas mais longas ou pausas. O ideal é não deixar cada parte muito longa ou muito curta. 

Feito isso, é hora de começar a decorar seu solo. Primeiro, memorize a primeira parte e depois a segunda. Quando estiver com a duas na ponta dos dedos, toque as duas em sequência, até você sentir que, além de decorar, também sabe tocar as duas partes. 

Faça isso até que tenha aprendido todo o solo. Pode usar o esquema abaixo:

  • Decore a parte 1 
  • Decore a parte 2 
  • Toque a parte 1 e 2
  • Decore a parte 3 
  • Toque a parte 1,2 e 3 
  • E assim por diante…

Quarto passo: Toque o solo de forma mais lenta

Com o ritmo do solo decorado, você já tem uma boa noção de quais notas duram mais tempo e quais delas duram menos tempo, certo?

Esse passo consiste em você tocar o solo de forma mais lenta. Assim, você consegue focar melhor no que está fazendo e aprende as técnicas necessárias de como fazer um solo de guitarra de forma mais fácil. 

Dessa forma, encaixe o ritmo do solo nas batidas do metrônomo em um ritmo mais lento do que a música original. Para descobrir qual é a velocidade do ritmo da música, pesquise pelo nome da música + nome do artista + songbpm. 

Se você não tem um metrônomo em casa, o Youtube pode te ajudar a treinar os solos. É só clicar na engrenagem que fica no canto inferior direito da tela de vídeo e diminuir a velocidade da música para 0.75 ou 0.50.

Quinto passo de como fazer um solo de guitarra: aumente a velocidade no seu ritmo e arrase!

Depois de praticar, você vai ver que consegue tocar o solo em um ritmo mais lento. Vá aumentando a velocidade do metrônomo de 10 em 10 bpm. Quando sentir que está fácil, aumente para 5 em 5 bpm. 

Não esqueça de só aumentar a velocidade do ritmo quando você estiver se sentindo pronto para isso, certo?

Assim que você conseguir tocar na velocidade normal da música, toque junto com ela! É como uma recompensa por ter aprendido como fazer um solo de guitarra, além de estar com o ouvido apto para escutar os outros instrumentos em ação. 

Pronto para praticar como fazer um solo de guitarra? Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários!


TOP

MARCELO BARBOSA is proudly endorsed by:

MARCELO BARBOSA is proudly endorsed by: