Como improvisar bem na guitarra
Postado em 11 de June de 2020 @ 6:53 pm |


Quem nunca quis nascer sabendo como improvisar bem na guitarra? Mas, assim como em qualquer outra opção ou hobby, só vamos chegar a esse estágio treinando bastante.

Por isso, criamos esse texto com algumas dicas que vão te ajudar a entender como improvisar bem na guitarra. Nossas dicas podem servir tanto para quem ainda está começando, como também para aqueles que já arriscaram os improvisos, mas acham que podem melhorar.

Pronto para começar a se tornar o mestre do improviso na guitarra? Então, vamos lá!

Como improvisar na guitarra?

Aqueles que já tocam guitarra há algum tempo, adoram improvisar em solos do instrumento. Mas, o que esse improviso realmente significa?

A arte de improvisar é fazer algo que não foi ensaiado antes. No caso da guitarra, é criar uma melodia nova seguindo padrões da música, como tonalidade, ritmo, harmonia, etc. 

Agora que você já sabe o que esse termo quer dizer, chegou o momento de aprender como improvisar bem na guitarra

Dicas de como improvisar bem na guitarra

Tenha ouvido analítico 

Essa dica é uma das mais fáceis de seguir. Basicamente, ela consiste em algo que você provavelmente adora fazer: ouvir música. Mas, não é ouvir música como você está acostumado. 

Primeiro, você deve ouvir diversos estilos de música. Dessa forma, você irá aprender mais técnicas que também podem ser usadas no gênero musical que você mais gosta de tocar. 

Em segundo lugar, você também precisa ouvir as músicas com o ouvido analítico. Em outras palavras, perceber os efeitos sonoros usados nas músicas e na guitarra. Assim, você terá uma base de referência maior para começar seus improvisos. 

Estude a escala pentatônica 

É essencial conhecer a escala pentatônica antes de saber como improvisar bem na guitarra. Sendo assim, você precisa aprender executar essa técnica por todo o braço da guitarra e em suas cinco formas.

Além disso, também vale conhecer a escala de blues e a escala maior para dominar a arte do improviso. Há outros modos que podem auxiliar o processo, dependendo dos seus estilos musicais preferidos. 

Aprenda técnicas de guitarra

Um dos segredos de como improvisar bem na guitarra é conhecer as técnicas do instrumento o máximo possível. 

Sendo assim, aposte em estudar técnicas fundamentais, como palheta alternada, tapping, hammer-on, pull-off, sweep picking e slide. 

Determine uma frase ou ideia principal 

Escolher um ideal principal pode ajudar muito no começo das suas improvisações. Isso acontece porque você não precisa criar algo do zero, e sim baseado nessa frase principal. Dessa forma, seus solos não vão ficar repetitivos ou cansativos. 

Procure backing tracks

Estudar em conjunto pode fazer toda diferença no seu aprendizado musical, mas como fazer isso sozinho em casa? Com as backing tracks!

Você pode encontrar backing tracks de níveis, instrumentos e estilos musicais diferentes. Lembre-se que, nesse momento, vale a pena sair da sua zona de conforto para praticar o improviso. 

Você pode encontrar diversas backing tracks na internet com um preço bem em conta ou até mesmo de graça. 

Aprenda pattern 

Também conhecido como padrões melódicos, o pattern é uma sequência de notas que juntas soam de maneira coerente e harmoniosa. Dessa forma, seus solos improvisados não vão parecer uma sequência de escalas.

Além disso, a técnica melhora a rapidez e precisão do músico, e assim, ele ganha mais liberdade para improvisar. 

Pronto para aprender na prática como improvisar bem na guitarra? Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Nossa equipe irá responder o máximo possível

 

Conheça o curso clicando aqui.


TOP

MARCELO BARBOSA is proudly endorsed by:

MARCELO BARBOSA is proudly endorsed by: