Professor de guitarra: como escolher o seu

Professor de guitarra: como escolher o seu

Procurar um professor de guitarra pode parecer, a princípio, uma tarefa simples. Mas a verdade é que essa escolha deve ser feita com bastante critério.

Escolas de músicas, por exemplo, já possuem seu quadro de professores pré-selecionados, e contam com profissionais gabaritados para assumir o papel.

Contudo, quando você resolve contratar aulas particulares de um professor de guitarra, isso pode economizar no seu bolso. Porém, se a escolha não tiver sido feita cuidadosamente, você poderá ter bastante prejuízo, principalmente em termos de aprendizado musical.

Como escolher um bom professor de guitarra

Primeiramente, é preciso que você sinta confiança na pessoa que irá te ensinar a tocar o instrumento. A relação aluno-professor deve ser baseada nesse pilar, pois tudo que seu professor ensinar, é o que será absorvido por você de prontidão.

Daí o motivo dessa escolha ser tão importante e você precisar detectar certas características que indicam se o professor é bom ou não para te ensinar música.

 

Evite professores que:

  • Sejam autoritários demais. Não aceite ter aulas com uma pessoa que nem sequer o ouve direito e acredita que a ordem e vontade dela deve prevalecer.
  • Sejam negligentes. De nada adianta ter um professor de guitarra se este não está disposto a tirar suas dúvidas e te orientar de acordo com suas principais necessidades. Há pessoas que sabem bastante sobre o que estão repassando, contudo, não possuem o dom de compartilhar esse conhecimento. Não sabem ensinar.
  • Só querem ensinar um ritmo musical. Por incrível que pareça, tem professor de música que só quer ensinar um determinado estilo musical. Os motivos são diversos mas, independente de qual seja a realidade, essa com certeza não é uma boa pessoa para te orientar sobre música.
  • São arrogantes. Sim, infelizmente existe muito professor de guitarra que acredita ser portador de todo conhecimento musical existente. Assim sendo, eles não abrem-se a outras possibilidades e acabam suprimindo a veia artística do aluno.
  • Ignora as necessidades de aprendizado do aluno. É o tipo de professor que ignora completamente as demandas artísticas do aluno. Ensina apenas o básico e não estimula o aluno a entrar em contato com seus dons artísticos.
  • É egoísta. Se você percebe que seu professor de guitarra, com certa frequência, te deixa meio de lado e não tem o menor interesse por seus gostos musicais, além de nunca compartilhar inteiramente todo o conhecimento que ele tem, então está na hora de trocar de professor.

 

Como saber se o professor de guitarra é bom?

Antes de mais nada, vamos deixar claro aqui: saber sobre um determinado assunto não quer dizer que a pessoa saiba passar esse conhecimento.

 

É necessário saber repassar tudo que foi assimilado, e somente um bom professor de guitarra pode fazer isso.

Características de um bom professor de música:

  • Ter boa habilidade de comunicação. Um bom professor sabe comunicar-se bem com seus alunos. Saberá não apenas passar seu conhecimento de forma simples e prática, como também é alguém que ouvirá as demandas dos alunos e lidará com todas da melhor forma possível.
  • É flexível. Ser flexível é característica fundamental em um professor de guitarra. Contudo, não confunda flexibilidade com falta de firmeza. Um professor flexível saberá a hora de mudar de tática de ensino ou adaptar uma determinada técnica às necessidades do aluno.
  • Atencioso. Um bom professor possui essa característica marcante: são atenciosos e estão o tempo inteiro avaliando a postura de seus alunos. Com relação a um professor de guitarra, este deverá estar atento a como você segura o instrumento, como estão posicionados seus dedos, dentre outras questões do tipo.
  • Sabe ensinar. Por fim, veja se seu professor de guitarra é alguém que possui um vasto conhecimento teórico e anos de experiência prática. Quanto mais dos dois ele tiver, melhores serão os resultados alcançados a partir dessas aulas particulares.

Agora, você já sabe como deve ser um professor de guitarra. Chegou a hora de conhecer o seu e se inscrever no melhor curso de guitarra que existe!

Tags: | | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.