Stratocaster: Uma das melhores guitarras

Stratocaster: Uma das melhores guitarras

 

Conheça um pouco sobre a história das guitarras Stratocaster e entenda porque elas são consideradas uma das melhores guitarras do mundo.

 

A Fender Stratocaster é a guitarra mais vendida do mundo e uma das guitarras elétricas mais famosas da história. Foi desenhada e fabricada por Leo Fender, Freddie Tavares e George Fullerton.

No Brasil ela é conhecida como “Strato” e já foi utilizada por diversos guitarristas famosos ao longo da história, como por exemplo Eric Clapton, James Root, John Mayer, Richie Sambora, Tony Lommi, entre outros.

Mas o início da popularização desta guitarra aconteceu em 1957 quando Buddy Holly se apresentou em um programa de TV com uma Stratocaster vermelha. Isto chamou a atenção de muitas pessoas que logo começaram a adquirir guitarras da marca para copiarem o seu ídolo.

 

Características da Stratocaster

As guitarras Stratocaster foram colocadas à venda na primavera de 1954, mas o produto não teve uma boa aceitação logo de início. Na verdade, a empresa Fender teve que doar as primeiras guitarras para que os músicos pudessem conhece-la e posteriormente recomendá-la a outras pessoas. Ninguém poderia prever o tamanho do sucesso que a Stratocaster iria ter.

 A maior vantagem de ter uma guitarra Stratocaster é poder contar com a sua versatilidade. Ela é utilizada para diversos estilos musicais como rock, funk, reggae e até para o heavy metal. Ela pode ser utilizada para tocar qualquer estilo musical. Apresenta um timbre levemente encorpado e geralmente possui três captadores. Possui um sistema de tremolo que em seu momento apresentou uma forma diferente de fazer música e posteriormente foi muito copiado por algumas empresas.

 

Design da Stratocaster

 

O design da guitarra Stratocaster é modificado e copiado com frequência. Existem muitos modelos parecidos e até mesmo modelos onde outros fabricantes usam o design original da guitarra. Inicialmente a Stratocaster era produzida na cor sunburst de duas cores, um padrão de design que utiliza elementos que fazem lembrar a luz do sol, criando uma figura através de raios ou feixes de luz. A madeira utilizada para o corpo da guitarra era a madeira Ash e o braço era feito em carvalho americano, com 21 trastes e marcações de bolinhas na escala.

Mas, logo a Fender começou a fazer algumas modificações no design da guitarra. Posteriormente o design melhorou muito a qualidade do som e do instrumento, mas as guitarras Fenders antigas possuem um alto valor no mercado. São guitarras muito raras e alguns músicos ainda preferem o som vintage destes instrumentos. Além disso, por serem as primeiras guitarras produzidas pela marca, e por terem sido utilizadas por músicos tão importantes são muito valorizadas por colecionadores de antiguidades.

 

Caracterização sonora da guitarra

As guitarras Stratocaster possuem um timbre “quack”, um timbre que lembra uma sonoridade aquática. É um som produzido pela mistura de dois captadores. As madeiras utilizadas na produção das guitarras e a sua densidade influenciam de forma direta no timbre. O som pode ficar mais fechado com o cedro, ou dependendo da densidade poderá ter um ar mais brilhante com um ash. O padrão de sons é realmente bem variável.

Originalmente as guitarras eram produzidas com madeiras ash e alder, mas atualmente algumas empresas fazem uso de outros tipos de madeira são utilizadas para a produção como por exemplo as madeiras cedro, freijó, poplar, swamp ash, mogno, entre outras. Estas mudanças na fabricação alteram o som final produzido pelo instrumento. Mas isto não é necessariamente algo ruim. Tudo depende do estilo que cada pessoa valoriza mais. Há pessoas que gostam mais dos novos tipos de guitarra Stratocaster e preferem o timbre atual, como também existem pessoas que preferem o seu estilo vintage.

Utilize sua stratocaster e venha conhecer nosso curso.

Tags: | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *