Riffs de Guitarra: O que é?

Riffs de Guitarra: O que é?

Entenda por que os riffs de guitarra são tão importantes para a música e saiba como você pode fazer para criar o seu próprio riff.

 

Se você quer aprender a tocar guitarra e começou a se informar sobre o assunto jé deve ter ouvido falar em riffs de guitarra. Os riffs de guitarra estão presentes em diversos estilos de música e são muito utilizados. Neste texto vamos falar um pouco sobre os riffs de guitarra e o que você pode fazer para aprender esta técnica.

 

O que é um riff de guitarra?

Um riff de guitarra é um som curto utilizado em uma música. Ele pode ser repetido várias vezes até formar o gancho principal de uma música ou pode ser tocado simplesmente apenas uma vez. Um riff de guitarra pode ser criado a partir da junção de acordes ou de notas individuais. Muitas músicas de rock são compostas completamente em torno de um único riff de guitarra.

 

O Riff de guitarra mais famoso do mundo

 

O riff de guitarra mais famoso do mundo é o riff que principal da canção Smoke on the Water do Deep Purple. A primeira coisa que ouvimos na música é o riff. O riff desta música é o primero riff que a maioria dos guitarristas aprende a tocar, pois ele é um riff muito simples de ser executado. Isto também é algo que chama bastante atenção, apesar da sua simplicidade, consegue fazer a música se destacar e ter uma incrível aceitação. Outras músicas famosas que também possuem riffs em suas composições são: Sweet Child O’ Mine do Guns N’ Roses e Come as You Are da banda Nirvana.

 

Qual é a diferença entre riffs de guitarra e licks de guitarra?

 

A verdade é que a maioria dos guitarristas utilizam esses termos de maneira vaga e alguns deles costumam ter as suas próprias definições. Mas a principal diferença entre estes dois conceitos está na maneira em como uma melodia ou uma ideia é usada. Se a ideia é uma parte fundamental da música, então temos um riff de guitarra. Mas se a ideia faz parte unicamente do solo de guitarra, então ela é um lick de guitarra. Por exemplo na abertura da música Smoke on the Water temos um riff de guitarra, mas no decorrer da canção aparecem vários licks de guitarra.

O que faz um riff de guitarra ser bom?

Se você deseja criar os seus próprios riffs de guitarra comece a pesquisar sobre os melhores riffs que foram produzidos até o momento. Claro que isto pode se tratar de uma questão de gosto pessoal, mas é importante entender o que agrada a maioria das pessoas. Um bom riff de guitarra precisa ter um ritmo harmonioso e simples. Nada mais que isso. Parece engraçado, mas quando se trata de música, aquilo que é mais simples e comum é o que mais faz sucesso. É o que mais será consumido pelas pessoas e se tornará um som memorável. Mas isso não quer dizer que escrever um bom riff é algo simples. Se você realmente quiser criar um riff de sucesso terá que praticar muito.

Como escrever riffs de guitarra?

Aprender a tocar um riff de guitarra é algo simples e fácil. Mas criar um riff de guitarra não é nada simples. Criar um som simples que agrade a muitas pessoas não é nada fácil. Muitos guitarristas passam horas e horas escrevendo e testando novos sons e algumas vezes nem chegam a conseguir um resultado minimamente aceitável. A dica para começar a escrever um riff de guitarra é escolher um acorde ou uma nota e começar a brincar com a sua guitarra fazendo sons aleatórios. Com um pouco de sorte você poderá encontrar algum padrão de som interessante.

 

Agora, você já sabe o que é riffs de guitarra. Chegou a hora de colocar em prática e se inscrever no melhor curso de guitarra que existe!

Tags: | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.