Afinal, o que são os modos gregos no universo da guitarra?
Postado em 31 de August de 2020 @ 6:16 pm |


Para os amantes da guitarra é de extrema relevância conhecer sobre os modos gregos. Pensando nisso, preparamos informações importantes para que você aprenda sobre esse modo.

Os modos gregos são entendidos como formas de escalas para frequência vibratória de sons que podem ser aplicados na guitarra.

Essas escalas podem te ajudar no arranjo da composição de uma música, como também a preparar as melodias e a planejar a harmonia.

Até mesmo para uma improvisação, se você souber como aplicar o modo grego você consegue se sair muito bem.

Vale destacar que os modos gregorianos são variáveis, o que facilita a organização da harmonia e da melodia.

Sendo assim, as escalas que refletem diretamente nos sons que as pessoas ouvem.

Assim, Podem ser encontradas sete formas distintas, derivadas do modo grego, sendo eles: Jônico, Dórico, Frígio, Lídio, Mixolídio, Eólico e Lócrio.

 

Os sete tipos de escalas

 

É importante ter conhecimento da sequência dos sete modos que são distintos, pois essas escalas interferem no momento de tocar guitarra. Confira os modos:

  1. Modo Jônio – é o primeiro modo, além de ser conhecido como a escala maior.
  2. Modo Dórico – é o segundo modo e destaca-se como escala menor com sexta maior.
  3. Modo Frígio – é o terceiro modo e também é conhecido como escala menor com segunda menor.
  4. Modo Lídio – é o quarto modo, além de fazer parte da escala maior com quarta aumentada.
  5. Modo Mixolídio – é o quinto modo e integra a escala maior com sétima menor.
  6. Modo Eólio – é o sexto modo, além de ser a escala menor.
  7. Modo Lócrio – é o sétimo modo e compõe a escala menor com a quinta diminuta.

Deste modo, como se observa o modo jônio é a escala maior, ao passo que o modo eólio é a escala menor.

 

Qual é a origem dos modos gregos?

 

Você sabia que essa escala recebe a nomenclatura de modos gregos por ter origem na Grécia? Isso porque foi na Grécia antiga que sistematizaram os sonos dessa forma.

Entretanto com o decorrer do tempo as escalas passaram por algumas transformações e mudanças de nome, mas a nomenclatura antiga permaneceu.

Além dos mais, destacamos que os nomes que foram dados para as variações dos modos gregos são oriundas de locais da Grécia, que são Eólia, Lídia, Frígia, Dória e Jónia.

Dessa forma, os modos Jônico, Eólico, Lídio, Frígia e Dórico são homenagens para esses povos. E cada modo produzia o som distinto que refletisse a origem do povo.

Com o tempo o Papa Gregório I fez diversas alterações nos modos, estipulando as sete escalas que são conhecidas hoje em dia. 

 

Aplicando os modos gregos em um momento de improviso

Como já destacamos no começo do artigo, o modo grego é muito usado quando você precisa tocar guitarra em um momento de improviso ou que não houve um prévio ensaio.

Mas para conseguir improvisar com o modo grego se faz necessário que você entenda as escalas.

Além do mais, é importante se tenha atenção e cautela no momento de usar nas escalas na guitarra, uma vez que se deve buscar pela harmonia, para que você consiga produzir um som legal.

Então para usar o modo grego em um improviso, você deve observar se está usando as notas que compõem os sete tipos de escalas.

Outro ponto que você deve observar é sobre a sonoridade que você deseja passar. Para que você consiga escolher a escala mais adequada e que se harmonize com o som.

E lembre-se de treinar, participar de cursos e pesquisar mais sobre os modos gregos, pois é de extrema importância para você adquirir mais experiência para tocar sua guitarra.  E assim você não será pego de surpresa e sairá super bem.

Aproveite para conhecer os nossos cursos que envolvem todo o universo da guitarra. Os cursos são dedicados para quem está começando a tocar guitarra ou para quem deseja aprofundar seu conhecimento.

O curso é uma excelente oportunidade de você aprender mais sobre os modos gregos e a colocá-lo em prática na sua guitarra.

Clique aqui para conhecer o curso.


TOP

MARCELO BARBOSA is proudly endorsed by:

MARCELO BARBOSA is proudly endorsed by: