Como aprender as escalas da guitarra?

Como aprender as escalas da guitarra?

É importante aprender sobre escalas para tocar guitarra? É importante sim. Vejamos agora dicas sobre as escalas.

 

Quem está aprendendo a tocar esse instrumento musical pode ficar com essa dúvida, o que é algo bem comum. As escalas da guitarra são importantes para a música, pois, uma música é feita com base numa escala, seja ela menor, maior, escala de blues, entre outras.

Mas, para que você entenda melhor a importância de aprender escalas para tocar guitarra, abordaremos um pouco mais sobre ela. Ao longo desse artigo, citaremos como, quando, e onde aplica-las.

As escalas da guitarra possuem muitas utilidades para quem está estudando guitarra. Como também, é importante conseguir aplicar as escalas enquanto toca a guitarra, para conseguir produzir uma melodia correta.

 

 O que são escalas da guitarra?

 

Falando de um modo bem simples, as escalas são um conjunto de notas que se baseiam num tom, numa nota musical. Por exemplo, tomando como base a nota C, temos a sua escala maior, que é a escala de Dó Maior.

Em seguida, observe as notas C – D – E – F – G – A – B – C, e note que a última nota é a repetição da primeira. Dessa forma, é possível formar assim, o que chamamos de oitava.

Essa escala é conhecida como diatônica, e não por acaso, uma escala segue uma sequência definida. Da mesma forma, faz o uso de intervalos, ou seja, a distância entre uma nova e outra que pode ser de um tom ou meio tom/semitom diferentes.

Uma das utilidades das escalas da guitarra é quanto a formação de acordes, já que um acorde é formado a partir das notas das escalas.  Assim, no caso de C, o acorde de dó, foi formado com base na escala diatônica de dó, onde foram escolhidas as notas 1, 3 e 5, C – E – G.

Como também, se pegarmos a partir da quinta nota dessa escala (G), seguindo o mesmo exemplo anterior, teremos as notas G – B – D. dessa forma, formam o acorde de G maior (o qual pode ser usado numa sequência de acordes para o tom de C.

Você pode fazer isso com os acordes seguintes, e terá os acordes maiores e menores que fazem parte de dó maior. Saber quais acordes soam bem numa sequência é também função das escalas, já que é partir da escala da guitarra que sabemos quais farão parte de uma progressão.

Aprender as escalas da guitarra para a composição musical:

 

Aprender sobre escalas para tocar guitarra também ajuda na melhora da sua criatividade. Dessa forma, isso lhe proporcionará uma vantagem incrível quanto a tempo e também agilidade na hora de improvisar.

Sob o mesmo ponto de vista, também elimina a limitação de ter que ficar jogando notas e tentando adivinhar se ele vai ficar boa ali ou não.  Ou seja, você conseguirá ampliar seu vocabulário musical.

Afinal, todas as ideias musicais derivam das escalas, logo, se você quer criar músicas, não há como fugir das escalas. Para evitar ficando catando e jogando notas até encontrar aquelas que cairão bem no seu improviso, aprenda as escalas da guitarra.

 

Melhorando sua agilidade para tocar:

 

Sim, as escalas também são importantes para melhorar a sua agilidade ao fazer solos. Do mesmo modo, quando se estuda as escalas, você acaba fazendo a digitação delas na guitarra usando um metrônomo.

Essa prática irá fortalecer sua mão e também melhorar a sua coordenação motora ao tocar.  Além do que, essa é uma das melhores formas de conhecer o braço da guitarra, e conseguir explorar o seu instrumento, que lhe dará novos horizontes para improvisar.

Essas são apenas algumas das utilidades das escalas musicais para o guitarrista. E conforme você for se aprofundando no estudo dela verá que deveria ter aprendido sobre elas muito antes.

É por isso que aqui, conta com o melhor curso de guitarra, assim você se aprofunda num estilo que gosta. E, portanto, vai aprender da melhor forma e por meio de um material completo.

Tags:

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *