Ponte Flutuante de Guitarra: Como escolher a sua

Ponte Flutuante de Guitarra: Como escolher a sua

Se você é um guitarrista iniciante, será necessário que tenha um conhecimento básico acerca da anatomia de uma guitarra. A ponte de guitarra é uma das partes mais importantes do instrumento, pois é ela que mantém as cordas fixas à guitarra.

 

Existem diversos estilos de ponte, sendo esse item, aliás, o responsável por modificar o som tirado do instrumento.

Vamos falar um pouco sobre esse acessório indispensável e dar um pouco mais de foco na ponte flutuante de guitarra. Confira:

Qual a principal funcionalidade da ponte de guitarra?

A ponte de guitarra tem entre suas finalidades:

  1. Permitir a regulagem da afinação.
  2. Transmitir a vibração das cordas da maneira correta diretamente para os captadores.
  3. Manter a altura das cordas adequadas.
  4. Manter as cordas a uma distância adequada uma da outra.

Uma vez que a finalidade desse acessório já foi entendida, vamos agora para os tipos de pontes de guitarra:

Ponte Flutuante

Como sugere o nome, a ponte flutuante não fica completamente fixada ao corpo da guitarra.

Ela estará como que suspensa com a ajuda de parafusos e molas – estes são os que darão espaço para que a ponte possa movimentar-se de acordo com a direção do movimento da alavanca.

Ponte Bigisby

A Bigisby é uma ponte flutuante de guitarra que fica fixa ao corpo do instrumento. O que fica responsável pelos efeitos de arrochar e afrouxar as cordas é uma alavanca bem destacada.

Quando comparada a modelos mais modernos de pontes de guitarra, a Bigsby aparenta ter pouquíssima oscilação nas notas e, infelizmente, a afinação dessa ponte não tem tanta estabilidade.

Floyd Rose

É uma ótima variação de ponte flutuante de guitarra mas, para iniciantes, não é a mais indicada, pois apresenta um funcionamento pouco complexo.

O diferencial dessa ponte é que ela tem 2 pontos de travamento para a corda. Por conta dessa característica única, mesmo após serem bastante desreguladas com a utilização da alavanca, as cordas permanecem bem afinadas.

O músico poderá igualmente realizar pequenas afinações através de tarraxas em formato de círculo que mudam a tensão da corda.

Contudo, se acontecer de umas das cordas arrebentar, a tensão das outras cordas irá modificar-se. Ou seja, a partir daí todas ficarão desafinadas.

Então, no caso dessa situação ocorrer no meio de um evento em que você esteja tocando, será necessário trocar de guitarra.

Ponte de guitarra semi-flutante

Conhecidas como pontes de guitarra vintage. Elas possuem um ponto único de fixação, assim como as pontes fixas. Contudo, não possuem parafusos e molas para mantê-las suspensas.

E, distinta também da ponte flutuante de guitarra, as pontes semi-flutuantes só se movimentam em uma direção.

O maior contratempo desse tipo de ponte de guitarra é manter a afinação, uma vez que toda vez que a alavanca se move, as cordas desafinam um pouco.

Porém, quando se trata de trocar as cordas, este processo ocorre de maneira bem simples e rápida.

Ponte fixa de guitarra

Por fim, temos as pontes de guitarra fixas. Estas, como diz o nome, são bem rentes ao corpo do instrumento, aparafusadas ali.

Essa fixação ocorre em razão da força das cordas que passam por sobre elas.

Outro ponto a ser notado é que, mesmo sem movimentos, a afinação continua. Talvez o que se ouça é uma desafinação natural do próprio instrumento.

Assim sendo, você encontra no mercado 2 tipos de ponte fixa:

Hardtail

Essas cordas localizam-se na parte posterior da guitarra. Ela vem com vários furinhos, que permitem que as cordas passem pelo corpo do instrumento.

Tune-o-Matic

Nessas, as cordas são acopladas e fixadas na própria ponte.

São esses os tipos de pontes de guitarra que geralmente encontramos no mercado. Aliás, dependendo da marca e do modelo, o design do acessório também pode mudar.

 

Agora, você já sabe o que é pontes de guitarra. Chegou a hora de colocar em prática e se inscrever no melhor curso de guitarra que existe!

Tags: | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.