Guia de campo harmônico menor na guitarra
Para o desenvolvimento de um bom música, principalmente, os guitarrista é necessário entender e estudar o processo de desenvolvimento de uma música. Dentro de uma música existem campos harmônicos, que são originados a partir de escalas. Sendo assim, vamos entender como funciona um campo harmônico menor e, especialmente, o campo harmônico na guitarra.
Como montar campo harmônico menor
Para montar um campo harmônico menor, é preciso utilizar as notas das escala menor, que tem serventia básica e, em seguida, gerar os acordes em cada grau a partir da escala. Veja os passos de como construí-lo:
Primeiro passo: Estabelecer as escalas menores
Veja a seguir a construção, que consiste nas escalas menores:
- Menor Natural (I – II – bIII – IV – V – bVI – bVII),
- Menor Harmônica (I – II – bIII – IV – V – bVI – VII),
- Menor Melódica (I – II – bIII – IV – V – VI – VII).
Veja as escalas em (Am) Lá menor:
Segundo passo: Estabelecer os acordes dos 7 graus
Para auxiliar vocês, veja uma legenda para entender as imagens.
Na primeira imagem:
- As notas de seleção foram 1,3,5,7 que irão adentrar nos acordes;
- As demais notas também participa da escala, mas não entram nos acordes;
- As notas são com base em todas as escala de Lá menor.
Na segunda imagem:
- Os acordes formados são analisados de acordo com as notas de seleção relativamente nota 1 do acorde;
- Os acordos são nomeados acima com suas cifras.
Menor Natural
O procedimento, agora, é a geração dos acordes dos 7 graus no campo harmônico menor natural, utilizando as seguintes notas 1,3,5,7 iniciando da primeira nota.
O primeiro passo é construir os acordes da escala menor natural.
Veja a formação do grau:
- I – II – bIII – IV – V – bVI – bVII
Grau I.
- Em Lá menor a nota é Lá (A);
- Iniciando do A, as notas 1,3,5,7, tem: Lá (A), Dó (C ), Mi (E), Sol (G);
- Acorde gerado: Am7.
Grau II.
- Em Am é a nota Si (B);
- Iniciando do B as notas 1,3,5,7, possui: Si (B), Ré (D), Fá (F), Lá (A).
- Acorde gerado: Bm7(b5).
Grau bIII.
- Em Am é a nota Dó(C);
- Iniciando do C as notas 1,3,5,7, possui: Dó (C), Mi (E), Sol (G), Si (B);
- Acorde gerado: C7M.
Grau IV.
- Em Am a nota é Ré (D);
- Iniciando do D as notas 1,3,5,7, possuímos: Ré (D), Fá (F), Lá (A), Dó (C).
- Acorde gerado: Dm7.
Grau V.
- Em Am é nota é Mi (E);
- Iniciando do E as notas 1,3,5,7, possuímos: Mi (E), Sol (G), Si (B), Ré (D);
- Acorde gerado: Em7.
Grau bVI.
- Em Am a nota é Fá (F);
- Iniciando do F as notas 1,3,5,7, possuímos: Fá (F),Lá (A), Dó (C), Mi (E);
- Acorde gerado: F7M.
Grau bVII.
- A nota em Am é Sol (G);
- Iniciando do G as notas 1,3,5,7, possuímos as notas: Sol, Si, Ré, Fá;
- Acorde gerado: G7.
Finalizando, temos a seguir o campo harmônico menor natural:
- Im7 – IIm7(b5) – bIII7M – IVm7 – Vm7 – bVI7M – bVII7
- Am7 – Bm7(b5) – C7M – Dm7 – Em7 – F7M – G7
Menor Harmônica
O procedimento, agora, é a geração dos acordes dos 7 graus no campo harmônico menor harmônica usando essas notas 1,3,5,7 iniciando na primeira nota.
Veja a formação do grau:
- I – II – bIII – IV – V – bVI – VII
Grau I.
- Em Am a nota é Lá;
- Iniciando do A as notas 1,3,5,7, possuímos: Lá, Dó, Mi, Sol#;
- Acorde formado: Am(7M).
Grau II.
- Em Am a nota é Si (B);
- Iniciando do B as notas 1,3,5,7, possuímos: Si, Ré , Fá, Lá;
- Acorde formado: Bm7(b5).
Grau bIII.
- Em Am a note é Dó (C);
- Iniciando em C as notas 1,3,5,7, possuímos: Dó, Mi, Sol#, Si;
- Acorde formado: C7M(#5).
Grau IV
- Em Am a nota é a Ré (D);
- Iniciando do D as notas 1,3,5,7, possuímos: Ré, Fá, Lá, Dó;
- Acorde formado: Dm7.
Grau V.
- Em Am a nota é a Mi (E);
- Iniciando do E as notas 1,3,5,7, possuímos: Mi, Sol#, Si, Ré;
- Acorde formado: E7.
Grau bVI.
- Em Am a nota é a Fá (F);
- Iniciando do F as notas 1,3,5,7, possuímos: Fá, Lá, Dó, Mi;
- Acorde formado: F7M.
Grau VII.
- Em Am a nota é a Sol#;
- Iniciando do Sol as notas 1,3,5,7, possuímos: Sol#, Si, Ré, Fá;
- Acorde formado: G#º.
Finalizando o campo harmônico menor harmônica, resulta em:
- Im(7M) – IIm7(b5) – bIII7M(#5) – IVm7 – V7 – bVI7M – VII°
- Am(7M) – Bm7(b5) – C7M(#5) – Dm7 – E7 – F7M – G#°
Menor Melódica
O procedimento, agora, é a formação dos acordes dos 7 graus no campo harmônico menor melódico usando as seguintes notas 1,3,5,7 a partir da nota de início.
Formação: I – II – bIII – IV – V – VI – VII
Grau I.
- Em Am a nota é a Lá;
- Iniciando do Lá (1,3,5,7) possuímos: Lá, Dó, Mi, Sol#;
- Acorde formado: Am(7M).
Grau II.
- Em Am a nota é a Si;
- Iniciando do B as notas 1,3,5,7, possuímos: Si, Ré, Fá#, Lá;
- Acorde formado: Bm7
Grau bIII.
- Em Am a nota é a Dó;
- Iniciando do C as notas 1,3,5,7, possuímos: Dó, Mi, Sol# Si;
- Acorde formado: C7M(#5).
Grau IV.
- Em Am a nota é a Ré;
- Iniciando do D as notas 1,3,5,7, possuímos: Ré, Fá#, Lá, Dó;
- Acorde formado: D7.
Grau V.
- Em Am a nota é a Mi;
- Iniciando do Mi as notas 1,3,5,7, possuímos: Mi, Sol#, Si, Ré;
- Acorde formado: E7.
Grau VI.
- Em Am a nota é a Fá;
- Iniciando do F as notas 1,3,5,7, possuímos: Fá#, Lá, Dó, Mi;
- Acorde formado: F#m7(b5).
Grau VII.
- Em Am a nota é a Sol#;
- Iniciando do G# as notas 1,3,5,7, possuímos: Sol#, Si, Ré, Fá#;
- Acorde formado: G#m7(b5).
Finalizando o campo harmônico menor melódico, resultou em:
- Im(7M) – IIm7 – bIII7M(#5) – IV7 – V7 – VIm7(b5) – VIIM7(b5)
- Am(7M) – Bm7 – C7M(#5) – D7 – E7 – F#m7(b5) – G#m7(b5)
Campo Harmônico menor na Guitarra
Para aplicar o Campo Harmônico menor na guitarra é necessário montar primeiro a escala menor: Im bIIº III IVm Vm bVI bVII7. Em seguida, basta pegar as notas de escala e aplicar nessas fórmulas, como mostradas nos exemplos acima com a nota Lá menor. Você vai aplicando todas essas notas na guitarra e forma o Campo Harmônico na Guitarra.
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