Partes da Guitarra

Partes da Guitarra

Conheça as partes mais importantes de uma guitarra entenda um pouco sobre o funcionamento de cada elemento.

Nem todo mundo conhece todos os nomes das partes de uma guitarra e de fato alguns deles são bem improváveis. Mas se você está estudando o instrumento ou deseja começar a estudar é importante conhecer todas as partes de uma guitarra. Neste texto iremos falar sobre a importância e sobre o funcionamento das principais partes de uma guitarra.

 

Partes da Guitarra: HEADSTOCK

 

É a parte do instrumento onde as tarraxas estão fixadas, segurando aas cordas da guitarra. Também é chamada de cabeça ou mão da guitarra, pois é a parte que é segurada com a mão esquerda na maioria dos casos. Esta é uma parte imprescindível da guitarra pois é o local que sustenta a afinação do instrumento.

Tarraxas

As tarraxas servem para segurar as cordas da guitarra na posição que você selecionar. Ajustando as tarraxas é possível afinar o instrumento de acordo com a altura que você deseja. Quanto mais apertadas as tarraxas estiverem, mais agudo ficará o som produzido.

Braço:

O braço da guitarra serve para sustentar as cordas. É uma parte muito importante da guitarra pois também serve para dar o timbre do instrumento, dependendo da qualidade e do tipo de madeira utilizada em sua fabricação. O braço possui os trastes e algumas divisões chamadas casas. O braço é a parte que você irá utilizar para sustentar e controlar a guitarra.

Trastes e casas

Os trastes são pequenas peças de metal que ficam posicionadas na escala e servem para dar apoio as cordas além de auxiliarem na divisão das casas. As casas são os espaços que ficam entre dois trastes. Estas divisões servem para separar uma nota da outra. Cada casa representa uma nota, e elas devem ser pressionadas para que o músico execute os acordes.

Partes da Guitarra: Corpo

 

O corpo da guitarra é a parte maior que geralmente é feita de madeira. Alguns corpos são feitos com outros materiais como fibra de carbono ou alumínio. No corpo está toda a parte elétrica da guitarra. Os tipos de madeira mais comuns utilizadas na fabricação dos corpos são as madeiras: Alder, ash e Mogno. Estes são os melhores tipos de madeira e são usados por grandes marcas como a Fender.

Captadores

A maioria das guitarras possuem dois captadores de som. Eles ficam posicionados no corpo e servem para captar as vibrações do instrumento e em seguida transformar em ondas elétricas que posteriormente podem ser amplificados ou gravados. São dispositivos eletrônicos muito importantes para a disseminação do som. Existem diversos tipos de captadores e cada um possui uma função diferente na formação do som.

Pontes

Chamamos de ponte o local onde as cordas da guitarra são fixadas. Ela possui a função de sustentar as cordas e regular as oitavas. Existem alguns tipos diferentes de pontes, mas todas elas têm a mesma função. As pontes mais comuns que encontramos no mercado são as pontes Tremolo ou Vibrato.

 

Chave seletora

 

A chave seletora é uma chave que tem a função de selecionar e posicionar os captadores da guitarra. Existem diversos modelos de chave seletora e é preciso escolher o tipo certo para cada tipo de guitarra. Na hora de escolher uma chave seletora fique atento ao modelo da sua guitarra.

Partes da Guitarra: Cordas

As cordas da guitarra são a parte mais fácil de explicar e que certamente todo mundo já conhece. Elas são fabricadas geralmente com fios de nylon ou metal e transformam as vibrações do instrumento em sons. É muito comum que as cordas da guitarra arrebentem, mas elas podem ser facilmente trocadas e não custam caro.

 

Agora, você já sabe sobre as partes da guitarra. Chegou a hora de colocar em prática e se inscrever no melhor curso de guitarra que existe!

Tags:

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *